Projeto Hocca: alunos da UFSC transformam espaço agroecológico

Written by admin on . Posted in Reportagens

Texto e imagens: Heloisa Baumgratz (mheloisa96@gmail.com)

A maioria dos estudantes da UFSC conhece o Centro de Ciências Agrárias (CCA) por uma razão curiosa: a fama de seu Restaurante Universitário. O Centro, diferente dos outros do Campus Florianópolis, não fica na Trindade, mas no Bairro Itacorubi, e o Restaurante Universitário dos alunos de lá não é apenas na Trindade. Há quem diga que o RU do CCA seja melhor, mais saboroso. Não sabemos afirmar, mas sabemos que, nos últimos meses ele está, no minimo, mais variado. Variado porque um grupo de alunos tem dedicado parte de seu projeto de extensão para abastecer o RU do CCA com vegetais orgânicos e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O Hortas Orgânicas do CCA (Hocca), é um projeto planejado e executado por alunos sob a supervisão do professor Antonio Augusto Alves Pereira,do Laboratório de Irrigação e Drenagem da Agronomia. A proposta do HOCCA é simples, mas bastante grandiosa: os alunos querem fazer uso do espaço físico obsoleto do centro para desenvolver trabalhos práticos em agricultura urbana, permacultura e PANCS.

Um dos participantes idealizadores do projeto é o estudante de agronomia Jefferson Motta. Ele explica que o HOCCA iniciou experimentalmente em setembro de 2015 e surgiu como projeto aprovado como extensão em março deste ano. Assistência técnica ao Centro de Saúde da Prainha e oficinas na área de extensão rural urbana foram ofertadas neste ano com oito oficinas atingindo cerca de 200 pessoas.

De diversos espaços vazios, o HOCCA já plantou grande parte do CCA, a preparação dos lugares que serão ocupados é feita através de mutirões, com os voluntários do projeto. QOs voluntários nao sao apenas alunos da agoronomia, mas de diversos cursos da UFSC. Além de dar abertura para a comunidade universitária, o HOCCA também proporciona cursos e oficinas que são preferenciais para a comunidade externa da UFSC. dessa forma, a comunidade aprende a reconhecer PANCs que podem coletar, e como fazer suas próprias culturas. Concluindo o ciclo, quando as plantas do projeto crescem, o que é colhido, abastece o Restaurante Universitário.

O projeto é aberto a qualquer um que quiser participar. Ficou interessado? Conheça o HOCCA pelas redes sociais: Facebook e Instagram

 

 

Trackback from your site.

Leave a comment