Professores estaduais em greve realizam ato
Textos e fotos: Luiza Kons (lupkons@gmail.com)
Professores estaduais em greve há 46 dias fizeram na tarde de hoje, ato estadual que teve início em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O destino foi a Secretária de Estado da Educação de SC. De acordo com dados da Polícia Militar (PM) estavam presentes cerca de 2500 pessoas.
Dentre as reinvindicações dos professores está o pagamento de reajuste de carreira de 13,01%, retroativo a janeiro de 2015; a anistia de todas as faltas de 2012 a 2015, que mesmo com a reposição de aulas, segundos os grevistas, acabam sendo descontadas prejudicando a progressão de carreira.
A coordenadora da regional de Criciúma, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte), também ressalta que o sindicato é contrário a medida que prevê que os professores de Admissão em Caráter Temporário (ACT) sejam pagos por hora trabalhada “o professor seria tratado como uma espécie de diarista”.
Durante o ato cerca de 20 educadores ocuparam a Secretária do Estado da Educação.
[widgetkit id=8807]
“brava gente brasileira”: parabéns pela matéria. Professores: orgulho de nossa gente/ País. Mais respeito, mais dignidade, melhores condições de trabalho, melhores salários. Basta de exploração e violência…