ArquivoReportagens

Primeiro jardim botânico do estado é inaugurado em São José

Texto: Larissa Gaspar (larissa.gasparcp@gmail.com)                

Fotos: Maicon Rios (maiconsrios@gmail.com)

No meio de árvores da mata atlântica e observando o espelho d’água da trilha do Jardim Botânico de São José, o diretor do local, Sérgio Stähelin resume, pacientemente, os primeiros meses depois da inauguração do espaço: “Eu sou tudo, jardineiro, zelador, diretor…”. Stähelin faz parte da equipe de 35 pessoas responsável pela conservação e desenvolvimento do primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina, aberto ao público em 14 de agosto deste ano.

f

Localizado num loteamento residencial do bairro Potecas, o jardim possui 160 mil m² de mata atlântica e mais de 300 espécies catalogadas. O reconhecimento como 25º Jardim Botânico do país foi feito pelo Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB) e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Com visível orgulho, Stähelin mostra as bromélias imperiais doadas pela família de Max Hablitzel, antigo proprietário de um grande orquidário e bromeliário de São José. “Nós também fizemos a recolocação de Epífitas, recuperação de áreas degradadas e temos um total de 95% de reaproveitamento na relocação de Jerivás”. De acordo com ele, a intenção é manter as espécies nativas, já que em Áreas de Preservação Permanente (APPs) como o Jardim, não é possível plantar espécies exóticas. 

O Jardim foi construído através de uma parceria público privada entre a empresa J.A. Urbanismo e a Prefeitura de São José, no valor de R$ 10 milhões. O local possui um anfiteatro, trilhas ecológicas, espelho d’água com plantas aquáticas, estufa com vegetação e herbário e uma sede administrativa. Em 2016, será licitada a construção de um borboletário e uma estação meteorológica.  

Educação ambiental e pesquisa são os focos principais do projeto: nas terças e quintas-feiras a agenda do jardim é reservada para a visita de grandes grupos, normalmente de escolas, e com o trabalho de três biólogos, foi desenvolvido um banco de germoplasma, para troca de material genético de árvores em extinção com outros jardins do Brasil.  A previsão é estabelecer parcerias com outras instituições de ensino, como a Univille e a UFSC. 

Stähelin revela que no Dia da Árvore foram plantadas 35 sementes frutíferas no Jardim Botânico. “Representa as 35 pessoas que trabalham aqui. Cada um plantou a sua”.

Veja fotos do Jardim Botânico:

[widgetkit id=11152]

Primeiro Jardim Botânico do Brasil

No Brasil, o primeiro jardim botânico foi criado em Recife, no período da dominação holandesa (1630 -1654) e reunia espécimes da flora coletadas durante as expedições ao sertão nordestino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.