ArquivoFotojornalismo

Mobilização para revitalizar o bosque do CFH

Texto e fotos: Mariana Rosa (mari.rosa.90@gmail.com)

Alunos, servidores e professores da UFSC participaram na tarde desta sexta-feira (28) de um mutirão de limpeza e cuidado das árvores no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A iniciativa é da comissão criada no CFH em maio, com o objetivo de discutir propostas para recuperação da área, que foi degradada pelo acúmulo de lixo e pela passagem de carros. Os três acessos de automóveis foram fechados provisoriamente para a realização da atividade – o que não impediu que pelo menos dois veículos furassem o bloqueio durante a tarde.

O diretor do CFH, Paulo Pinheiro, ressalta que o uso do bosque como estacionamento é ilegal e fere o Plano Diretor da UFSC. “Contei 140 carros estacionados na semana passada. Toda a crista do morro virou estrada”, relata Pinheiro, que também chama a atenção para o problema da erosão e das valas causadas pela passagem dos carros. O Conselho de Unidade do Centro já aprovou o uso de cancelas nos acessos de carros, que tinham previsão de serem instaladas pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) este mês.

A proposta é que a partir da recuperação o bosque volte a ser um espaço de convívio social, não só para a comunidade acadêmica, mas para os moradores do entorno da UFSC. Segundo Guilherme Fabrin, estudante de geografia, uma das ideias discutidas é a organização de uma feira ecológica permanente no espaço – onde já existe uma horta, que foi replantada durante o mutirão.

O plano de revitalização do bosque integra o projeto de um Parque Universitário, que abrangeria também áreas do Centro de Educação (CED) e do Centro de Desportos (CDS).  A proposta foi formulada pela direção do CFH em 2009 e atualmente está sendo avaliada pelo DPAE.

[widgetkit id=1916]

One thought on “Mobilização para revitalizar o bosque do CFH

• ´Querer um mundo melhor comesça por cada um de nós, desde dentro da nossa casa construindo um ambiente legal. boa sorte a todos…

Resposta