Reportagens

Livro de fotografias “Floripa Pinhole” é lançado na UFSC

Reportagem por Georgia Rovaris (georgiarovaris1@gmail.com) e Rodrigo Barbosa (rodrigobpp@hotmail.com)

Fotografia por Rodrigo Barbosa

Em comemoração aos 40 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em homenagem ao aniversário de 346 anos da cidade de Florianópolis, foi lançado ontem, quarta-feira (3), o livro de fotografias “Floripa Pinhole”.

O livro traz fotografias feitas entre 2017 e 2018 e busca retratar o passado da Ilha da Magia. Para a realização das fotos, os autores usaram um antigo recurso fotográfico: a câmera pinhole. A técnica não usa lentes, consistindo-se de uma caixa escura com um pequeno furo para a entrada de luz. “A dificuldade dessa câmera é que não tem visor, lente e nem fotômetro. Demorou para a gente entender, erramos muitas fotos. De cada seis fotos, acertava uma. […] Quando a gente entendeu a lógica começamos a acertar mais e foi só alegria”, explica Fernando Crocomo, um dos autores do livro.

Idealizador do projeto, Crocomo, que é professor de Telejornalismo do curso, encontrou a câmera Pinhole em uma loja na Inglaterra. Interessado no assunto, levou a ideia para os professores de Fotojornalismo Flávia Guidotti e Ivan Giacomelli para realizar um projeto de extensão no curso. Além deles, participou do projeto a aluna de Graduação Lívia Tokasiki.

“O peso de fazer com professores? Eu sei o que isso significa, mas no fundo eram quatro pessoas que curtiam muito fotografia que tiveram uma troca muito massa de conhecimentos. Principalmente vindo deles pra mim, né? [risos]”, comenta a estudante.

Além das fotografias, o livro descreve o processo da fotografia pinhole e mostra como as fotos foram reveladas. Por ser um livro bilíngue, a leitura pode ser feita em português e inglês. Para mais informações acesse a página do Facebook https://www.facebook.com/floripapinhole/.

Confira mais fotos do evento: