Fotojornalismo

Estudantes realizam visita ao sítio Çaracura no Ratones

Texto e fotos – Miriam Amorim (amorim.miriam@gmail.com)

Logo após o último ponto de ônibus da linha Ratones, caminhando por alguns metros na estrada de terra, os latidos dos cachorros anunciam a chegada de visitantes ao sítio Çaracura. No portão de entrada, os convidados são recebidos afetuosamente pela moradora, Andréa Oliveira. A visita faz parte da Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Santa Catarina, promovida pela Coordenadoria de Gestão Ambiental.

çaracura

Localizado no Canto do Moreira que dá acesso a trilha da Costa da Lagoa, o sítio possui aproximadamente 15 hectares, contendo uma das nascentes do Rio Ratones. A propriedade foi adquirida nos ano 70, numa troca simples de uma moto por um “pedaço de terra”. O dono da então motocicleta, Percy Nei Silva, o Nei, estudava agronomia na UFSC e inciou um projeto de recuperação da mata ciliar, da nascente do rio e de construções sustentáveis.

çaracura_3.1

Ao longo dos anos o espaço tornou-se referência no uso e aproveitamento do espaço, assim como na aplicação de tecnologias aliadas à técnicas tradicionais de agricultura. Baseados nos conceitos de permacultura, desenvolvidos pelos pesquisadores David Holmgren e Bill Mollison, o sítio é hoje um espaço experimentação e pesquisas científicas. Andréa conta que vários estudantes da universidade buscam realizar algum de estágio no local, mas que hoje eles trabalham apenas com voluntários.

çaracura_7

Fora o plantio de árvores frutíferas, vegetais, legumes e plantas não convencionais como por exemplo, a moringa (rica em proteína), no local são desenvolvidos projetos de bioconstrução, banheiros ecológicos, tratamento de águas cinzas, compostagem e outros. Andréa e Ney trabalham também com educação ambiental e recebem a visitação de escolas e turmas da universidade em trotes e passeios ecológicos.

çaracura_6

çaracura_10
Nascente do rio Ratones, recuperada pelo agrônomo Ney e sua companheira Andréa.

A Semana do Meio Ambiente tem agendado para amanhã uma visita ao Aterro de Biguaçu e na sexta a Reserva Ecológica do Rio Vermelho. Veja a programação completa aqui.