Estudantes de Arquitetura realizam intervenção urbana na rótula da Trindade

Texto e fotos: Amanda Ribeiro (amandarbmarques@gmail.com)

Alunos do curso de Arquitetura da UFSC realizaram, em parceria com o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), um teste de intervenção urbana na rótula da Trindade, usando cones que simulam um aumento na área das calçadas. O teste, que começou às 7 horas da manhã e foi até o meio dia, tinha o objetivo de melhorar as condições de circulação dos pedestres e diminuir a velocidade com que os carros passam pela rótula, para evitar acidentes. O projeto foi escolhido entre os três desenhos apresentados na oficina “Desenhos de Espaços Públicos”, realizada em setembro na UFSC durante o Dia Mundial sem Carro.

Antes de desenhar a estrutura e propor a intervenção, os alunos realizaram um estudo detalhado do fluxo de pedestres, carros e ciclistas que circulam pela rótula. Depois de os dados terem sido levantados, foi escolhido um dos três desenhos apresentados aos coordenadores da oficina. Essa estrutura foi desenhada no teste com cones, que estão sendo alterados à medida que se verificam problemas de circulação nas vias.

O estudante de Arquitetura Matheus Arruda é um dos responsáveis pela intervenção, e está coletando os dados do teste e realizando as alterações necessárias. Ele conta que, apesar de o trânsito ter ficado mais lento, os motoristas receberam bem a ideia do projeto. “Nosso objetivo aqui não é melhorar o trânsito, fazer fluir mais rápido. É justamente o contrário; queremos que os carros circulem mais devagar para evitar acidentes fatais como os que já aconteceram aqui”. Uma das maneiras encontradas para reduzir a velocidade dos carros foi a criação de um “bolsão” com cones na rua Lauro Linhares.

Matheus Arruda afirmou que depois que os dados da intervenção forem coletados deve ser criado um documento, que será discutido e apresentado à Prefeitura. O estudante disse que é provável que as alterações propostas na intervenção sejam efetivamente aplicadas na rótula da Trindade. “Não é um projeto de execução difícil: é só alargar as calçadas. Portanto, é bem provável que esse projeto seja executado e que não demore muito”.

Confira abaixo algumas fotos da intervenção na rótula da Trindade: