Fotojornalismo

Entenda a importância de passear com seu cachorro de estimação

Texto e fotos:
Tiago Ghizoni (tiagos.ghizoni@gmail.com)

Para quem tem um cachorro de estimação sabe a importância de dar água, comida e carinho para o animal, mas será que os donos compreendem o quão valioso é levar o cãozinho para passear? Além da questão física, dar uma volta fora de casa com o cachorro é essencial para a questão psicológica do animal, pois são nessas horas que ele interage com outros animais, mesmo indiretamente. Quando um cão fareja o chão e percebe que algum outro cachorro esteve ali, é uma forma importante de comunicação entre a raça.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_B69d4j9ULE[/youtube]

Quando os cães permanecem muito tempo confinados, eles podem contrair dermatites, ter pré-disposição a estresse e sua imunidade pode baixar radicalmente, alerta Igor Kniphoff, veterinário formado pela Universidade Federal do Pampa.

1

Caso seu cachorro não saia com frequência, energia acumulada do animal pode ocasionar em prejuízos financeiros para você. Isso acontece pois o animal procura formas alternativas de gastar essa energia. Ou seja, em um ambiente fechado, a hiperatividade faz com que ele roa móveis, fios, destrua diversos objetos dentro de casa.

2

Os donos dos cães devem sempre passear com seus animais utilizando a coleira. Por mais que seu cachorro obedeça e seja calmo, ele está sempre sucetível a ocorrências inesperadas que podem acarretar em acidentes. Caso o animal seja mais estressado, é recomendável passear em horários com menor movimento.

3
Para estudantes que não têm tempo de passear com eles todos os dias, segundo Igor Kniphoff, é importante que deem atenção ao máximo para seus cachorros assim que chegam em casa. Assim, a chance do animal desenvolver alguma doença também diminui.

4

De acordo com a estimativa de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,3% dos domicílios nacionais possuem um cachorro de estimação. A população da cães chega a 52,2 milhões no Brasil, ou seja, mais do que crianças de até 14 anos, que somam 44,9 milhões de pessoas.

5