Cursos da UFSC oferecem diversas oficinas para jovens do campo

Texto: Jocemar Fideleski, Luiz Felipe Baptista e Luize Ribas

Fotos: Jocemar Fideleski e Luiz Felipe Baptista

Além das oficinas realizadas no curso de jornalismo, os jovens que participam da visita à UFSC pelo projeto “De olho na terra” também participaram de diversas outras atividades.

A oficina de Malabares contou com a participação do da sétima fase do curso de Educação Física, Gabriel Nicolodelli. Segundo ele, o objetivo da oficina era, além de conhecer a historia da arte do malabares, aprender a  técnica que, mais que um trabalho individual na rua, é uma ferramenta utilizada nas escolas para trabalhar a confiança de um grupo de pessoas. Afirma que é a sua primeira experiência com estudantes do campo, e que está gostando. A oficina contou com a participação de doze alunos do projeto “De olho na terra”.

Para mostrar aos jovens que moram no campo que é possível produzir frutos, legumes e verduras na cidade, a estudante Raisa Padilha ministrou a oficina de Agroecologia, que teve a participação de quinze adolescentes . Para Edison Merfot , da cidade de Vargem Bonita, a atividade foi interessante, porque o ensinou outras forma de manejo no campo. O trabalho foi realizado na horta produzida pelo Grupo de Educação e Estudos Ambientais (Geabio), que fica atrás do Centro de Ciências Biológicas.