Caminhão traz cultura alemã para Florianópolis

Texto: Marília Marasciulo (mariliamarasciulo@gmail.com)

Fotos: Marília Marasciulo e Mariana Moreira (rmoreira.mariana@gmail.com)

Um caminhão com 15 metros de carroceria colorida e toda coberta com desenhos estacionou ontem na praça da reitoria e vai ficar ali até domingo, dia 9. Durante este período, servirá como palco para peças de teatro, como sala de cinema, exposições e para oficinas, e como biblioteca — e um detalhe: focado na cultura alemã. O caminhão faz parte do projeto cultural itinerante Kulturtour, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o Goethe-Institut, da Alemanha.

Depois de ter sido oficialmente inaugurada em São Paulo, em maio, a viagem do Kulturtour começou por Florianópolis e só vai terminar em março do ano que vem, após visitar 17 cidades brasileiras. O projeto faz parte da iniciativa ”Alemanha + Brasil 2013-2014” do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (BMBF), que reúne eventos nas áreas de cultura, meio ambiente, economia, tecnologia, ciências, educação e esporte.

Segundo o produtor Benjamin Neumann, da empresa contratada pelo Goethe-Institut para executar o projeto, a ideia surgiu como uma maneira de levar a cultura alemã para além das cidades que já possuem uma sede do instituto. Ao mesmo tempo, foram escolhidos locais que tivessem escolas que fazem parte da rede PASCH, um programa que tem como objetivo fortalecer ou implementar o ensino de alemão como língua estrangeira.

Uma das primeiras atrações da viagem foi o início da instalação da artista plástica berlinense Mia Gideon. A cada parada, ela vai criar obras que recebem o nome “Um portal para o momento”. Ela produz suas instalações com materiais encontrados no lixo e, no caso de Florianópolis, na beira do mar. “Eu desejo mostrar as possibilidades que uma pessoa tem, você pode fazer coisas com suas ideias. É um portal para o pensamento, para um outro mundo.” O portal de Florianópolis começou a ser construído hoje e deverá ficar pronto no domingo. Para Mia, o mais importante do projeto Kulturtour é reunir e se comunicar com as pessoas, que demonstram interesse em conhecer melhor seu trabalho.

De Florianópolis, a equipe de 10 pessoas segue para Blumenau. Eles vão visitar quatro cidades por mês, em meses intercalados.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, 5 de junho

10:00 – Visite a Biblioteca, Exposição: Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos, Instalação Artística

13:30 – Oficinas de Teatro, Filme e Mídia Social (caminhão reservado para escolas)

18:00 – Senha Verde (Curta metragens para crianças)

18:15 – Clássicos dos Irmãos Grimm: Die Bremer Stadtmusikanten (Os musicos de Bremen) (2009)

Konsequenz [Conseqüência] (1986)

Was machst du gegen den Klimawandel? [O que você faz contra a mudança climática?] (2008)

19:30 – Fitzcarraldo (1981/82)

Quinta-feira, 6 de junho

11:00 – Contação de Histórias com Edna Bolanho e Adriana Petroni (contos alemães narrado em português)

14:00 – 16:00 – Festa na Biblioteca

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho

Rua João Evangelista da Costa nº 1160

88090-300 Florianópolis – Santa Catarina

18:00 – Senha Verde (Curta metragens para crianças)

18:15 – Clássicos dos Irmãos Grimm: Schneewitchen [Branca de Neve] (2008)

19:15 – Curta-metragens da série “Clima, Cultura, Transformação”

Wenn der Eisberg kalbt [Quando o Iceberg desmorona] (2002)

19:30 – Das Wunder von Bern [O milagre de Berna] (2003)

Sexta-feira, 7 de junho

17:00 – Contação de Histórias com Edna Bolanho e Adriana Petroni (contos alemães narrado em português)

18:00 – Senha Verde (Curta metragens para crianças)

18:15 – Crazy (1999/2000)

19:15 – Curta-metragens da série “Clima, Cultura, Transformação”

They Will Come to Town [Eles Virão para a Cidade] (2008)

Der Kreis [O Círculo] (1988)

19:30 – Wer früher stirbt ist länger tot [Quem morre logo, fica morto mais tempo] (2006)

Sábado, 8 de junho

13:00 – Abertura da Exposição da artista plástica Mia Gideon

16:00 – Oficina EnCena com Juliane Elting e Lucas Weglinski

18:00 – Apresentação: Filmes dos alunos

19:00 – DJ Set (DJ local)

20:00 – DJ Set Jack Tennis (Gomma/ Berlin)

Domingo, 9 de junho

13:00 – Exposição da artista plástica Mia Gideon

16:00 – Oficina EnCena com Juliane Elting e Lucas Weglinski

18:00 – Apresentação: Filmes dos alunos

18:30 – Clássicos dos Irmãos Grimm: Der Froschkönig [O Rei Sapo] (2008)

19:30 – Curta-metragens da série “Clima, Cultura, Transformação”

Die Rechnung [A Conta] (2009)

19:45 – Whisky mit Wodka [Uísque com vodca] (2007/2008)

_______________

Todos os filmes serão exibidos em alemão com legendas em português.

Exceto os filmes da Senha Verde que estão em português.