Reportagens

Alunos da UFSC elaboram exposição sobre cinema no Museu da Imagem e do Som

Texto: Amanda Reinert (amanda.reinert94@gmail.com)

revistas de cinema

Contar a história do cinema através de revistas brasileiras antigas. Essa é a proposta da exposição “Revistas de Cinema”, que acontece no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). A curadoria foi feita em parceria com o Curso de Cinema da UFSC. Os futuros cineastas foram responsáveis pela pesquisa e escolha das edições que ilustram a história nessa mostra.

Entre as revistas expostas estão Filmelândia, Cinelândia e Scena Muda, que foi a primeira publicação do país especializada no tema. As edições escolhidas são exemplares lançados nas primeiras décadas do século passado até publicações dos anos 70.

A exposição também busca ressaltar a falta de reportagens sobre profissionais mulheres no cinema da época e como isso influenciou a valorização delas na sociedade. Mesmo tendo como público-alvo justamente as mulheres da classe média, os assuntos abordados pelos periódicos eram a vida dos atores, roupas, joias e cosméticos.

Para conferir essa exposição que vai até dia 28 de agosto, basta ir ao Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita, e a mostra está aberta de terça à domingo, das 10h às 21h.