13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11 acontece na UFSC

Written by admin on . Posted in Reportagens

Reportagem e fotografia: Júlia Mallmann (juliamallmann4@gmail.com) e Jéssica Cescon Antunes (ajcescon@gmail.com)

 

De 30 de julho até 04 de agosto de 2017 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, junto ao Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, o 13º Women’s Worlds Congress ou Mundos de Mulheres. Esse evento reúne, a cada 3 anos, mulheres de todas as partes do mundo, mobilizando setores do feminismo e promovendo debates. Pela primeira vez na América do Sul, a temática do evento é “Transformações, Conexões, Deslocamentos”, de acordo com o site do evento, o objetivo é alargar o diálogo promovido para uma perspectiva mundial, construindo um espaço em que se possa ouvir outras vozes, novas propostas e ampliar os horizontes de estudo e de ativismo. Estão sendo realizadas diversas atividades: simpósios temáticos, fóruns de debate, minicursos, oficinas, exibição de pôsteres, mostra audiovisual, exposição Arte e Gênero e mostra de fotografias que você pode acompanhar na galeria abaixo.

Acontece hoje, dia 2, a Marcha Internacional das Mulheres por Direitos, ponto alto da programação do congresso sediado na UFSC.  Marcha quer destacar a luta das mulheres e suas interseccionalidades: LGBTTIQ, negras, indígenas, gordas, encarceradas. A preparação para o evento com palestras ocorre na Tenda Mundos de Mulheres, em frente à Reitoria. A confecção de cartazes também. A concentração começa às 15h no Terminal Integrado do Centro (Ticen) e a saída será às 16h. O percurso que será feito percorre a avenida Paulo Fontes, a praça Fernando Machado, a praça XV de Novembro, a rua Tenente Silveira, a rua Padre Roma, a rua Felipe Schmidt e a rua Jerônimo Coelho, voltando ao ponto inicial (Ticen).

Museu de Arqueologia e Etnologia recebe a II Exposição Internacional de Arte e Gênero

25 propostas artísticas de 27 artistas estão expostas no Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE), da UFSC.  A exposição acontece junto ao evento 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. O objetivo é mostrar obras que sugerem estéticas lésbicas, gays, trans, queer e feministas, ou que questionam o paradigma binário. A seleção do que seria exposto foi realizada através de edital e a visitação acontece até o dia 30 de agosto. Veja o catálogo aqui.

 

Acesse aqui a programação completa.

 

Trackback from your site.

Leave a comment